Karla Küster
Em algum momento você já viveu essa situação, seja na sua via corporativa, seja na sua vida empresarial?
Essa é uma operação muito comum no mercado hoje e é basicamente quando uma empresa se une a outra, seja por resolverem juntar suas atividades ou quando uma resolve comprar o negócio da outra.
Uma aquisição ocorre quando uma empresa compra grande parte da outra ou a sua totalidade, assumindo assim o controle. Normalmente nesse caso quem compra não costuma mudar seu nome ou sua estrutura legal, mas isso não é uma regra.
Eu já tive o grande prazer de viver duas grandes aquisições.
Foram dias e dias cheios de muito trabalho, mas que me renderam muito aprendizado.
Em ambos os casos o grande desafio era o de tornar tudo em uma única empresa.
Não pense você que ao comprar uma nova empresa para incorporá-la a sua o processo é simplesmente unir os contratos sociais ou aumentar o capital, o trabalho vai ser muito maior que somente unir as empresas no papel.
Ao comprar uma empresa você vai adquirir o ativo, o passivo e a mão-de-obra, ou seja você vai unir duas vidas PJ e milhares de vidas PF.
Vou explicar melhor.
A empresa adquirida já estava funcionando, logo tinha seus processos, seus controles, seu sistema que mesmo sendo o mesmo sistema pode ter sido utilizado de formas diferentes.
Então pense na situação, duas empresas, dois CNPJs, com equipes diferentes fazendo as mesmas atividades de formas diferentes, cada uma com sua cultura.
Você consegue perceber quantos serão os desafios?
Independente do tamanho da sua empresa, a partir do momento que você resolve adquirir um novo negócio e fundir com sua empresa tenha sempre cuidado de manter as informações dos dois negócios.
O que são as informações dos dois negócios?
Entenda o histórico compras, cadastro de fornecedores, contas a pagar, valores pagos e a pagar, datas de pagamento, estoque de mercadorias, entregas a receber e negociações pendentes. Entenda também o histórico das vendas, verifique o cadastro de clientes, o contas a receber, valores recebidos e valores em aberto, negociações com clientes, processos ajuizados.
Não esqueça dos documentos dos funcionários, controle de horas, processos administrativos e possíveis processos trabalhistas na eminencia de acontecer. Busque informações dos funcionários que estão sendo adquiridos juntamente com a empresa. Levante informações sobre a equipe, entenda quem está vindo, podem ter grandes talentos.
Muito cuidado ao adquirir uma empresa.
Tudo parece tão simples! Cuidado com as pessoas evolvidas, planeje com cuidado todos os passos a seguir, se organize, divulgue o que está acontecendo de uma forma clara e limpa, porque funcionários inseguros, clientes perdidos e cobranças indevidas, geram insatisfação total dos clientes e o resultado pode ser desastroso.
Independentemente do tamanho do negócio, aquisições podem acontecer, por isso aproveite as dicas acima elas certamente ajudarão no processo de integração.
Todo cuidado é pouco quando se trata de uma incorporação de empresa, independentemente do tamanho, seja você um funcionário, seja você o dono da empresa. A maior dica é, trabalhar com a verdade e com transparência, afinar a comunicação e ter um bom plano de ação, certamente essas práticas irão ajudar